A importância do fluxo de caixa

A importância do fluxo de caixa

fluxo de caixa é uma ferramenta de controle financeiro, que permite aos gestores conhecerem a real situação do negócio. Isso porque ao monitorar as entradas e saídas de recursos oferece uma visão ampla das movimentações realizadas em um período.

Tendo isso em vista, a Asscont escreveu esse artigo para explicar a importância desta ferramenta de controle financeiro, bem como os seus tipos de podem ser empregados pelos gestores.

 

O QUE É O FLUXO DE CAIXA E PARA QUE SERVE?

De uma maneira simples, o fluxo de caixa é uma ferramenta essencial para uma boa gestão financeira do negócio. De fato, serve para implementar o controle financeiro com uma visão estratégica das movimentações financeiras de um determinado período.  

Ou seja, permite o monitoramento de todas as entradas e saídas de recursos da empresa, independente de ser dinheiro em espécie, em contas bancárias ou em ativos. Além disso, oferece informações essenciais para os gestores no processo de tomada de decisão.

Certamente, é essencial para que a empresa realize uma alocação de recursos de forma estratégica, melhorando o desempenho no longo prazo. Principalmente, tornando a gestão mais assertiva e garantindo a saúde financeira do negócio.

Com um fluxo de caixa otimizado, a empresa consegue desenvolver as seguintes ações com antecedência e de forma eficiente:

  • Entender a real situação financeira da empresa;
  • Ter uma visão de longo prazo sobre a movimentação financeira;
  • Monitorar a necessidade de capital de giro;
  • Negociar prazos de pagamento com fornecedores;
  • Conceder um prazo maior para os clientes;
  • Desenvolver um planejamento financeiro;
  • Eliminar gastos desnecessários.

 

QUAIS SÃO OS TIPOS DE FLUXO DE CAIXA?

fluxo de caixa é uma ferramenta de controle financeiro que pode ser utilizada com algumas finalidades específicas: 

 

1 – OPERACIONAL 

Com este tipo de fluxo operacional, a empresa tem o controle das receitas e despesas de um certo período, tendo uma visão dos resultados e da variação do capital de giro. Porém, não mostra qual é a necessidade de capital de giro e nem os investimentos.

 

2 – DIRETO 

Este tipo é o mais usado pelas empresas, pois mostra as entradas e saídas em seus valores brutos, registrados conforme a sua classificação contábil. Por exemplo: pagamento de fornecedores, recebimento de clientes, impostos, dentre outros. 

 

3 – INDIRETO 

Este tipo de fluxo de caixa é realizado com base nos balanços patrimoniais, na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) e demais informações contábeis. Ou seja, faz uma análise tendo como referência os lucros e prejuízos do exercício.

 

4 – PROJETADO 

Como o próprio nome deste fluxo de caixa já indica, trata-se de uma estimativa da situação da empresa no futuro, que permite planejar as ações partindo dos resultados obtidos. De fato, este tipo de fluxo serve para as seguintes ações:

  • Estimar os pagamentos e recebimentos; 
  • Ajustar as falhas de gerenciamento dos recursos financeiros;
  • Elaborar um plano para a expansão do negócio com novos investimentos.

 

5 – LIVRE 

A finalidade desse tipo de fluxo está em mensurar a capacidade da empresa de gerar capital no curto, médio e longo prazo. Para isso, faz uma comparação com o saldo do fluxo de caixa operacional para desenvolver uma análise de cenários positivos e negativos.

 

6 – DESCONTADO (FDC)

Fluxo de Caixa Descontado (FDC) é usado para determinar o valor de uma empresa em situação de compra e venda ou de fusão. De fato, permite avaliar o retorno das ações para captar investidores ou do capital investido. 

O cálculo do FDC é realizado com base na estimativa do fluxo de caixa de um período certo futuro e efetuando o desconto de uma taxa para as seguintes hipóteses:

  • Riscos com o investimento;
  • Valor residual dos ativos, que deve ser estimado ao final da vida útil;
  • Cálculo do valor da empresa. 

Portanto, é fácil observar que cada tipo de fluxo de caixa serve para finalidade específica e, por isso, os gestores devem avaliar qual deles atende as necessidades do negócio.

Asscont tem profissionais capacitados para te atender nos mais diferentes tipos de fluxo de caixa e trazer para sua empresa informações relevantes acerca da parte financeira e contábil do seu negócio.Se quiser mais informações a respeito deste tema, acesse o site da Asscont e leia os diversos artigos elaborados para esclarecer as suas dúvidas.

Endereços

São Paulo
Rua Boa Vista, 254, 11º Andar, Conjunto 1101 - Centro

Barueri
Av. Marcos Penteado de Ulhoa Rodrigues, 1119, 17º Andar, Conjunto 1711 - Tamboré

Redes Sociais