Manter a organização e adotar boas práticas de gestão financeira é um dos segredos para empresas e empreendedores que almejam o sucesso.
Com as contas em dia, as organizações podem aumentar sua competitividade, investir em novos produtos e resistir aos tradicionais períodos de volatilidade e instabilidade econômica.
Você acredita que a sua empresa pode ser mais lucrativa e eficiente sob a ótica financeira? Então, não deixe de conferir as dicas e boas práticas que a Asscont Assessoria Contábil separou na sequência desse conteúdo!
1.REGISTRAR TODAS AS MOVIMENTAÇÕES
Quando o assunto é a organização e boas práticas de gestão financeira, o registro de todas as movimentações para controle do fluxo de caixa é fundamental.
Não há como montar um planejamento e garantir o equilíbrio financeiro de uma empresa sem conhecer a origem e a destinação dos seus recursos.
Toda empresa, independente do seu porte ou segmento, precisa adotar e implementar rotinas e sistemas para controle e registro de suas movimentações financeiras.
2.SEPARAR AS CONTAS PESSOAIS DAS EMPRESARIAIS
Em pequenas e médias empresas é comum encontrar proprietários que não conseguem desvincular suas finanças pessoais das empresariais, fato que é um erro grave de gestão.
Não adquira bens ou pague suas despesas pessoais com a conta bancária ou o caixa da sua empresa, pois além de contribuir para o desequilíbrio financeiro dos negócios, você poderá enfrentar problemas com o fisco.
Ao invés de utilizar a conta da empresa para fins pessoais, estipule um pró-labore mensal, transfira o valor da empresa para sua conta pessoa física e utilize apenas esse recurso para fins pessoais.
3.ACOMPANHAR RELATÓRIOS E INDICADORES
Quando falamos em boas práticas de gestão financeira, o empresário precisa desenvolver o hábito de acompanhar de perto relatórios e indicadores.
Os relatórios são ferramentas que servem como base para tomada de decisões importantes e indicam se a empresa está no caminho certo.
Dentre os principais relatórios e indicadores voltados para gestão financeira, podemos destacar:
- Demonstrativo de Resultado de Exercício – DRE.
- Demonstração do Fluxo de Caixa – DFC;
- Relatório de contas a pagar e a receber;
- Balanço Patrimonial;
- Retorno Sobre o Investimento (ROI);
- Margem operacional;
- EBITDA;
- Margem líquida;
- Índice de Endividamento Geral;
- Capital de Giro Líquido (CGL);
- Liquidez corrente (ILC);
- Giro de Caixa.
4.USO DE SISTEMAS DE GESTÃO FINANCEIRA
O uso de sistemas de gestão é uma das melhores práticas para controlar e acompanhar as finanças de uma organização.
Com o apoio de sistemas apropriados para este fim, as empresas podem registrar e manter um absoluto controle sobre suas movimentações financeiras.
Enquanto o setor financeiro registra as movimentações, os gestores podem visualizar relatórios e dashboards em tempo real e com base em dados precisos tomar decisões assertivas.
5.CONSTRUÇÃO DE RESERVA PARA EMERGÊNCIAS
Por fim, não podemos deixar de destacar a construção de uma reserva de emergência, como uma das melhores práticas de gestão financeira.
Recomenda-se que as empresas destinem um percentual mensal dos seus lucros para constituir reservas financeiras.
Essas reservas podem ser utilizadas em momentos de instabilidade e dificuldade econômica, evitando a contratação de empréstimos ou o encerramento precoce das atividades.
Para mais dicas de gestão financeira empresarial, continue acompanhando o blog da Asscont!