A gestão de ativo fixo, ou mesmo a gestão patrimonial, como também é conhecida, visa a boa manutenção das finanças de uma determinada empresa, guiando os procedimentos de movimentação financeira. Quer sejam eles recebimentos, transferências, desfazimentos e controle de bens permanentes, etc. Tudo isso visando a transparência para pessoas interessadas e tomada de decisões informadas e estratégicas.
Neste artigo, você compreende melhor como fazer a gestão de ativo fixo e quais os passos principais para que ela seja realmente útil para a liderança da empresa.
A boa gestão de ativo fixo consiste em passos específicos
A gestão de ativo fixo, ou gestão patrimonial, é vista muitas vezes como um mero passo burocrático para a manutenção da legalidade da empresa. Porém, pode trazer junto a esse benefício legal, uma série de diferenciais estratégicos para a organização.
A gestão de ativo fixo se faz, primeiramente, essencial para a prestação de contas, devido pagamento de impostos, proteção contra desvios de bens, evitar sonegação de impostos e multas tributárias. Além disso, ela é capaz de:
- Ajudar a melhorar a gestão financeira;
- Observar melhor as capacidades de investimento de uma marca;
- Oferecer maior capacidade de negociação;
- Tornar a marca mais atrativa para possíveis pessoas investidoras.
A fim de garantir a boa gestão de ativo fixo, uma marca deverá:
- Identificar e listar todos os ativos: O primeiro passo é a identificação, documentação e listagem de todos os ativos em nome da empresa. Pois, entender a quantidade e as classificações de cada um dos ativos ajudará a melhor conduzir a gestão de ativo fixo;
- Fazer a avaliação de preços dos ativos: Uma vez que a listagem está pronta, é possível realizar a precificação de todos os ativos. Porém, para que a avaliação seja melhor conduzida, deve-se contratar especialistas na área. Idealmente, deve-se optar por pessoas com experiência no tipo de construção em questão, assim, consegue-se um detalhamento melhor a respeito do valor dos ativos, assim como uma maior concordância com o real preço de mercado;
- Calcular a depreciação e os possíveis métodos para evitá-la: Com o objetivo de melhor lidar com os ativos em mãos, é importante compreender a depreciação estimada dentro de um dado recorte temporal, as formas de mitigar e pausar se necessário.
- Manter o controle dos ativos de forma próxima: Por fim, a gestão de ativo fixo requer uma atenção plena por parte da administração da marca, observando sempre flutuações de mercado, momentos ideais para venda de ativos que não são mais promissores, entre outros passos que possam se provar estratégicos.
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