A Contabilidade Internacional, também conhecida como IFRS (International Financial Reporting Standards) foi criada pela organização internacional de contabilidade. Com o intuito de estabelecer padrões globais para os processos contábeis, ela garante que as iniciativas de organização contábil de empresas multinacionais se deem de forma eficiente e livre de atritos.
Conversando diretamente com os conceitos de governança e responsabilidade corporativa, a Contabilidade Internacional é a chave para a melhoria na gestão de corporações que precisam lidar com governos e organizações estrangeiras. Leia o presente artigo e saiba mais sobre o tema.
A Contabilidade Internacional e sua importância
Em um mundo cada vez mais globalizado, a Contabilidade Internacional passa a ser rotina empresarial de diversas organizações. A atenção ao aspecto da contabilidade internacional é importante para evitar problemas com o Fisco, já que empresas atuantes no contexto internacional precisam ser extremamente transparentes com suas operações. Dessa forma, essas empresas evitam penalidades como multas, confiscação de mercadorias ou suspensão de atividades.
Assim, a exigência por uma contabilidade não vem apenas do âmbito nacional, mas também do internacional, já que essa é uma forma que os países possuem de evitar crimes fiscais e financeiros como a Lavagem de Dinheiro.
Como funciona a Contabilidade Internacional?
Como mencionado, a Contabilidade Internacional foi idealizada primeiramente para unificar e padronizar os relatórios de contabilidade. A fim de garantir o respeito a tais padrões, uma empresa deverá seguir as normas da Contabilidade Internacional que constam na Lei 11.638 de 28 de Dezembro de 2007.
De forma geral, a lei versa a respeito das demonstrações contábeis internacionais e as informações que precisam estar presentes em tais documentos. Em seguida, confira quais são as exigências:
- Informações precisas a respeito do balanço patrimonial, fluxo de caixa, demonstrações de resultado, notas e divulgações incluindo informações por segmento do negócio;
- Dados específicos acerca dos resultados, da posição financeira do negócio perante a concorrência, assim como informações e indicadores úteis a investidores, clientes, fornecedores, empregados e demais interessados;
- Plena transparência documental a fim de possibilitar comparabilidade e confiabilidade das demonstrações financeiras emitidas pela empresa;
- Critérios específicos de reconhecimento, documentação e classificação de receitas, despesas, ativos e passivos.
Para a plena concordância com a Contabilidade Internacional, algumas demonstrações financeiras são essenciais, como por exemplo: o Balanço Patrimonial, a Demonstração de Resultado de Exercício, a Demonstração de lucros ou Prejuízos Acumulados, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, as Demonstrações de Fluxo de Caixa e, por fim, as Demonstrações do Valor Adicionado.
Por que recorrer a uma assessoria contábil especializada em contabilidade internacional?
Dadas as especificidades estruturais dos documentos solicitados pelas organizações internacionais, contar com uma equipe especializada em contabilidade internacional é indispensável para empresas que precisam lidar com esse padrão documental.
Por isso, conte com a excelente equipe da Asscont, que oferece uma contabilidade plenamente adaptada à realidade de seus clientes, inclusive no que concerne aos padrões de contabilidade internacional.
Entre em contato agora mesmo com nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas sobre a temática.
Continue navegando pelo nosso blog para acessar mais artigos como este.