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Obrigações Tributárias: o que são e como funcionam?

Manter as obrigações tributárias em dia é um passo fundamental para empresas que desejam evitar problemas com o fisco, incluindo o pagamento de juros e multas, a suspensão do CNPJ e outros tipos de complicações. 

Mas afinal, o que são obrigações tributárias e como elas funcionam? A resposta para essa pergunta, você pode conferir conosco ao longo deste conteúdo.

Due Diligence: o que é e quando deve ser aplicado?

Due Diligence é parte integrante das operações de compra, venda e fusão de empresas. Sendo portanto, muito importante que compradores e vendedores entendam seus conceitos e funcionamento.

Reconhecendo a importância do tema, a Asscont – Assessoria Contábil e Auditoria decidiu preparar um conteúdo completo, apresentando os principais aspectos sobre o assunto.

Para saber mais e esclarecer todas as suas dúvidas, continue conosco e acompanhe o conteúdo até o final.

Como funciona a Due Diligence

Nas negociações de M&A, a principal pergunta que o comprador quer responder é: “Essa empresa realmente vale o valor que está sendo negociado?”

Para responder essa pergunta, a situação financeira, contábil e jurídica da empresa precisa ser completamente auditada por um time de especialistas.

Como parte disso, serão analisados ​​os ativos, passivos, fluxo de caixa e gestão financeira geral do negócio, entre outros aspectos financeiros. No entanto, ele para por aí.

No entanto, estamos falando de um processo ainda mais abrangente e normalmente envolve um exame da estrutura legal da empresa, incluindo sua posição em relação à propriedade, ativos, funcionários e qualquer possível litígio.

Como vendedor, você pode ficar frustrado se o processo demorar mais do que gostaria, e com isso, se sentir preocupado ou ansioso.

Porém, é preciso ter em mente que a diligência é uma etapa vital no processo de compra e venda, e que na prática, esse tipo de exame aprofundado do seu negócio apenas demonstra que o potencial comprador leva a sério o processo de compra.

Por isso, seja paciente e responda a quaisquer perguntas ou solicitações de maneira oportuna e honesta. Reter informações pode fazer com que pareça que você tem algo a esconder, o que não somente prolongará ainda mais o processo de due diligence, como também poderá prejudicar suas chances de concluir o negócio.

Importância e aplicação da Due Diligence prévia

É muito improvável que você encontre um comprador e receba uma proposta firme de alguém que não queira realizar uma diligência para ter certeza dos ativos e passivos que está assumindo.

Diante deste cenário é aconselhável que você se prepare para esse processo quase inevitável e se possível realize com antecedência a sua própria diligência antes de colocar seu negócio à venda.

A realização de uma Due Diligence prévia, permitirá que você corrija possíveis falhas e pendências que permitam uma venda futura dos negócios por valores mais atrativos.

Colocar-se no lugar de um potencial comprador e realizar sua própria diligência em seu negócio pode ajudá-lo a descobrir quaisquer pontos fracos no negócio, dando-lhe a chance de melhorá-los antes de vender, maximizando assim o preço que você pode colocar na mesa.

Além disso, o relatório produzido como parte deste processo pode funcionar como um documento útil para apresentar a potenciais compradores.

Para saber mais sobre os processos de auditoria e Due Diligence desenvolvidos pela Asscontentre em contato conosco!

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Quais são os benefícios de aplicar o compliance contábil na sua empresa?

Você sabe o que é e quais são os benefícios do compliance contábil para a sua empresa?

Compliance é um termo que tem origem na expressão “to comply”, que em tradução literal para o português, significa estar em conformidade, ou seja, manter as operações dentro das normas e leis em vigor.

IRPF – Novidades 2022

Novidades sobre a Declaração de Imposto de Renda

O que é SOX e qual a sua importância dentro de uma empresa

Em 2002, o Congresso dos Estados Unidos aprovou a Lei Sarbanes-Oxley, também conhecida como Lei SOX, cujo objetivo consiste em proteger os acionistas e o público em geral de erros contábeis e práticas fraudulentas nas empresas, contribuindo para uma maior precisão das divulgações corporativas.

A lei estabelece prazos para cumprimento e publica regras sobre requisitos. Os congressistas Paul Sarbanes e Michael Oxley redigiram a lei com o objetivo de melhorar a governança corporativa e a responsabilidade, à luz dos escândalos financeiros que ocorreram em empresas como Enron, WorldCom e Tyco, dentre outras.

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