Qual a diferença entre EBITDA e Lucro Líquido e a importância destes indicadores na gestão empresarial e no mundo dos investimentos?
Tanto o EBITDA como o Lucro Líquido são utilizados com frequência por gestores e investidores como métricas para acompanhar o desempenho e a lucratividade das empresas. Mas afinal, qual a diferença entre os indicadores?
Acompanhe este conteúdo até o final para conhecer os conceitos e compreender a diferença entre EBITDA e Lucro Líquido.
O QUE É EBITDA?
EBITDA é a sigla para Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization ou simplesmente Lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização.
Estamos falando de um importante indicador financeiro, utilizado por gestores e investidores para acompanhar o desempenho das empresas ao longo do tempo.
Na prática, esse indicador informa o lucro de uma empresa antes de serem descontadas as despesas com juros, impostos, depreciação e amortização.
O EBITDA é calculado a partir do conteúdo da demonstração de resultados usando a seguinte fórmula:
Lucro líquido + juros + impostos + depreciação + amortização
Vale destacar que o EBITDA pode ser positivo ou negativo, sendo considerada uma empresa saudável aquela que consegue manter o seu EBITDA positivo na maior parte do tempo.
Por fim, vale destacar que até mesmo as empresas lucrativas, no entanto, podem experimentar curtos períodos de EBITDA negativo.
O indicador em questão pode ser utilizado para:
- Ajudar a determinar o valor de uma empresa;
- Avaliar a capacidade de uma empresa de pagar suas dívidas;
- Determinar a capacidade de uma empresa de gerar dividendos aos seus acionistas;
- Identificar a lucratividade e saúde financeira da empresa;
- Dentre outras finalidades.
O QUE É LUCRO LÍQUIDO?
Por sua vez, o Lucro Líquido é o resultado final de uma empresa a cada período, ou seja, a diferença entre a soma de todos os custos e despesas.
Em um balanço patrimonial o Lucro Líquido é apresentado ao final do demonstrativo, ou seja, após serem descontadas todas as despesas e custos da receita auferida no período em análise.
É importante destacar que nos casos onde a empresa registra mais despesas que receitas em determinado período, temos um prejuízo líquido, situação inversa ao lucro.
DIFERENÇA ENTRE EBITDA E LUCRO LÍQUIDO?
Agora que você já sabe o que é EBITDA e o que é Lucro Líquido, fica fácil perceber a diferença entre os indicadores.
Na prática, o EBITDA é olucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização, e o Lucro Líquido apresenta o resultado final da empresa, considerando todos os elementos de Receitas e Despesas.
Sendo assim, para alcançar o Lucro Líquido, precisamos descontar das receitas todo e qualquer tipo de despesa, incluindo osjuros, impostos, depreciação e amortização, itens não considerados no cálculo do EBITDA.
Agora que você já conhece a diferença entre EBITDA e Lucro Líquido, salve o nosso Blog nos favoritos e acompanhe a Asscont Assessoria Contábil nas redes sociais.
A Asscont é especializada na prestação de serviços contábeis com excelência, sendo considerada referência no compromisso com qualidade e resultados de seus clientes.
Para saber mais sobre os nossos serviços e descobrir como podemos contribuir para o crescimento da sua empresa, entre em contato conosco!