Selecionar 3 dicas de gestão de pessoas para aumentar os resultados de uma empresa	 3 dicas de gestão de pessoas para aumentar os resultados de uma empresa

Selecionar 3 dicas de gestão de pessoas para aumentar os resultados de uma empresa 3 dicas de gestão de pessoas para aumentar os resultados de uma empresa

Existem muitos fatores que afetam a produtividade de uma empresa, desde a estrutura física e digital até a equipe. E sobre o segundo, recai a gestão de pessoas.

Não adianta de nada uma empresa ter uma equipe de funcionários grande ou bem qualificados profissionalmente, se não souber como gerir sua equipe.

Pensando nesse problema que é tão comum hoje, resolvemos dar 3 dicas de gestão de pessoas para aumentar os resultados de uma empresa.

1.INCENTIVE UMA CULTURA DE COLABORAÇÃO

Um dos principais problemas que existem em um ambiente profissional é a cultura instaurada pela empresa. Principalmente as maiores que incentivam a competição.

Não é que os funcionários não devam ser incentivados a darem o melhor de si, mas um ambiente de competição pode criar conflitos, sendo péssimo para gestão de pessoal.

Por isso que a maioria dos grandes gestores atualmente envereda pelo conceito da colaboração, em que os funcionários sejam cordiais e solícitos uns com os outros.

Quando duas ou mais pessoas trabalham juntas em prol de um objetivo, os resultados são melhores e chegam mais rápido do que se elas estiverem competindo uma com a outra.

2.PRIORIZE UMA BOA COMUNICAÇÃO SEM RUÍDOS

Outro grande problema das empresas, sejam elas grandes ou pequenas, são os ruídos de comunicação que advém de uma administração ruim ou descuidada da gestão de pessoal.

Quando existem ruídos na comunicação, algumas consequências são inevitáveis, como:

  • Fofocas que acabam com o ambiente de trabalho;
  • Serviços que são feitas de forma errada causando prejuízos financeiros;
  • Funcionários perdidos sem saberem o que fazer.

Portanto, para que não haja ruídos na comunicação, as pessoas responsáveis pela operação da empresa precisam estar em sintonia e falarem o mesmo idioma.

Isso significa, basicamente, que aquilo que um chefe ou supervisor diz, não pode ser contradito por outro indivíduo de igual hierarquia.

Ou então, se ao funcionário é recomendado fazer ou deixar de fazer algo, ele não pode ver os seus superiores fazendo de forma diferente sem uma boa justificativa.

Usar a tecnologia, por conseguinte, é essencial. Hoje, o que não faltam, são meios de comunicação práticos e fáceis de serem utilizados para uma melhor gestão de pessoas.

Portanto, se você quer ser claro com o que você está dizendo e não quer perder tempo com reuniões gerais, experimente, por exemplo:

  • Enviar e-mails bem detalhados com cópia para todos;
  • Mandar mensagens em um grupo de WhatsApp ou Telegram.

3.BUSQUE CONHECIMENTO SOBRE GESTÃO

Por fim, mas não menos importante, conhecimento. Para ser capaz de organizar uma boa equipe, é necessário saber o que se está fazendo.

É possível encontrar esse conhecimento em cursos de instituições como o SEBRAE, em livros ou mesmo de forma online, por meio de canais confiáveis.

Também existem cursos de universidade voltados para essa área, e até mesmo cursos técnicos sobre RH (Recursos Humanos).

Ninguém nasce sabendo como ser um líder ou motivar as pessoas. Essas habilidades são aprendidas e, quanto mais conhecimento sobre o assunto, melhor será a gestão de pessoas.

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