Ser dono de uma empresa não é uma tarefa fácil. Inclusive, uma das principais questões que todo empresário tem é em relação à gestão financeira.
A verdade é que enquanto muitos empreendedores simplesmente não têm tempo para se dedicarem a isso, outros não possuem o conhecimento.
Seja como for, neste artigo vamos te ensinar o básico sobre como organizar a gestão financeira do seu negócio, para que ela seja eficiente e consiga trazer resultados.
SEJA DISCIPLINADO
O primeiro passo para organizar financeiramente a sua empresa, é se dispor a ter disciplina como administrador. Ou seja, ser uma pessoa responsável com suas finanças é fundamental, quer seja da empresa ou as suas próprias.
Isso, por sua vez, pode implicar em uma série de coisas. Tanto quanto a não usar recursos financeiros com aquisição de itens supérfluos, quanto a tomar cuidado com as contas.
Um dos grandes problemas que muitos empresários têm ao iniciarem um negócio, é fazerem isso de forma desordenada, indisciplinada, sem um plano de negócios.
O erro já começa aí: uma gestão financeira eficiente é procedente de uma empresa que foi criada seguindo um planejamento desde o início. Isso vai ajudar muito, principalmente no início crítico do negócio.
Claro que, não é porque a empresa já está funcionando que não seja possível organizar as coisas. O importante é começar e se manter focado.
Algumas recomendações:
- Não gaste ou comprometa a empresa além de suas disponibilidades de caixa, lembre-se que faturamento, necessariamente, não é o mesmo que dinheiro no caixa e estes recursos são da empresa;
- Não estabeleça um pró-labore que a empresa não vai conseguir pagar;
- Evite atrasar as contas para não precisar arcar com juros e multas;
- Reinvista parte dos lucros no próprio negócio, isto vai manter a geração de recursos no futuro ou vai ajudar a atravessar momentos de dificuldade.
SEPARE CUSTOS, DESPESAS E RECEITAS
Um dos principais pontos para começar a ter uma gestão financeira eficiente é ser capaz de separar todas as entradas e saídas da empresa.
Entradas, nós entendemos como a receitas efetivamente convertidas em caixa da empresa. Ou seja, o seu faturamento recebido. As saídas, por sua vez, são as contas que a empresa tem que pagar para se manter ativa.
As entradas e saídas podem ser resumidas em três conceitos bem simples:
- Custos: todo o gasto diretamente relacionado às atividades da empresa, ou seja, matéria prima para confecção de produtos ou produtos utilizados em serviços;
- Despesas: são todos os gastos relacionados à estrutura da empresa, como aluguel de salas e equipamentos, pagamento de impostos e etc.;
- Receitas Recebidas: é o faturamento da empresa convertido em caixa, todo dinheiro que entra mediante as operações que a empresa exerce.
Sendo capaz de separar muito bem quais são todos esses gastos, fica mais fácil saber onde se pode economizar e investir para uma melhor gestão financeira.
CONTRATE AJUDA PROFISSIONAL
Por fim, mesmo entendendo todo o conceito de uma boa gestão financeira, ainda assim pode não ser o suficiente, pois o empresário precisa de tempo para gerir o negócio.
Neste caso, a melhor opção disponível e que pode trazer o resultado mais rápido e prático, é investir na terceirização dos serviços financeiros. O termo correto é BPO Financeiro.
O profissional mais capacitado para oferecer esse serviço, por fim, é o seu parceiro contábil. Isso porque esse profissional já tem muita experiência com as reais necessidades da empresa, simplificando em muito o trabalho de gestão financeira.
Portanto, se você estiver precisando de serviços de contabilidade ou de um auxílio para organizar melhor as finanças da sua empresa, fale com Asscont Contabilidade