Como definir o valor da minha empresa? Se você recebesse uma proposta hoje para vender a sua empresa, qual método utilizaria para precificação do negócio?
Você não tem uma resposta imediata para essa pergunta? Saiba que você não está sozinho e que outros empresários compartilham da mesma dúvida.
Afinal, existe um método assertivo para definir o valor da minha empresa? Acompanhe este conteúdo até o final e confira!
COMO DEFINIR O VALOR DE UMA EMPRESA?
Definir o valor de uma empresa é um processo complexo que envolve uma série de dados e um amplo conjunto de variáveis.
Por sinal, é importante destacar que em função da sua complexidade e importância esse tipo de avaliação não pode ser realizada com base em estimativas e achismos.
Um processo sério e preciso para definir o valor de uma empresa costuma ser realizado por economistas, contadores especializados e auditores independentes com base em métodos reconhecidos e aceitos pelo mercado, dentre eles:
- Fluxo de Caixa Descontado: Resumindo e de forma muito simples, o Fluxo de Caixa Descontado avalia uma empresa com base em projeções de fluxo de caixa ajustadas por determinado índice de desconto.
- Liquidação de Ativos: Esse método define o valor de uma empresa com base na diferença entre ativos e passivos.
- Valor Contábil: Esse é o valor da empresa conforme demonstrado em seu próprio Balanço Patrimonial.
E mesmo assim, não existe realidade absoluta no território da avaliação de uma empresa, por essa razão deve-se procurar a especialidade profissional nas avaliações.
POR QUE DEFINIR O VALOR DA MINHA EMPRESA?
Definir o valor da sua empresa pode ser fundamental em diversos momentos e servir como ponto de partida para tomada de decisões de extrema importância.
Em geral, uma empresa precisa avaliar o seu próprio valor quando:
- Deseja fazer parte de um processo de fusão empresarial;
- Na venda de suas operações e negócios para outras empresas;
- Deseja atrair investidores e captar recursos no mercado;
- Pretende ingressar na Bolsa de Valores como uma empresa de capital aberto.
O PAPEL DA CONTABILIDADE NA AVALIAÇÃO DE EMPRESAS
Conforme já mencionamos neste conteúdo, o processo para avaliação de uma empresa é complexo e leva em consideração um conjunto de informações e fatores.
Dentre esse conjunto de dados podemos destacar os demonstrativos contábeis, como aqueles que possuem maior relevância.
- Balanço Patrimonial;
- Demonstração do Resultado do Exercício (DRE);
- Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL);
- Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados (DLPA);
- Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC);
- Demonstração do Valor Adicionado (DVA).
É a partir dos demonstrativos contábeis que os auditores e especialistas empregam os seus métodos analíticos e conseguem traçar o valor real de uma empresa.
Sem as informações presentes em demonstrativos como o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Fluxos de Caixa, torna-se praticamente impossível determinar com precisão o valor de uma empresa.
Você deseja conhecer o valor da sua empresa? Comece organizando os números e a contabilidade dos seus negócios.
Conte com os serviços de um parceiro contábil comprometido com resultados da empresa e de seus acionistas, entre em contato conosco!