Pericia Judicial x Extrajudicial: entenda mais sobre o assunto

Quando se fala nas diferenças entre Perícia Judicial x Extrajudicial, muitas questões acabam surgindo. Afinal, muitos profissionais que oferecem serviços judiciais podem oferecer serviços extrajudiciais, o que pode causar certa confusão em algumas pessoas.

Por isso, no presente artigo Asscont, tais dúvidas serão sanadas por meio das explicações dos especialistas em contabilidade da marca. Qualquer questão que lhe reste, convide uma pessoa da equipe contábil Asscont para uma conversa.

Entenda as diferenças da Pericia Judicial x Extrajudicial

Tratando mais especificamente da perícia contábil, aquela que diz respeito a laudos e comprovantes contábeis sobre a atuação de uma empresa, existem tanto aquelas de via Judicial quanto extrajudicial. Em ambos os casos, ambas buscam trazer uma solução justa de questões contábeis.

Entretanto, algumas diferenças principais se mostram importantes para que seja possível compreender qual tipo de perícia se encaixa num dado contexto.

  • Perícia Judicial: A Perícia judicial é aquela que é exigida por uma pessoa no cargo de Juiz, dentro de um processo judicial que corre. Nesses casos, a pessoa contratada precisará emitir um laudo pericial que terá peso jurídico e impactará diretamente na decisão do caso. Por exemplo, temos as autuações fiscais, onde a empresa precisa apresentar uma defesa a fim de contestar o valor de uma multa. Para tal, o sistema judiciário solicita uma perícia para analisar o caso e emitir um parecer acerca da necessidade da cobrança e do seu respectivo valor.
  • Perícia Extrajudicial: Essa perícia pode ser enquadrada em três contextos – o Arbitral, que auxilia em decisões e discussões extrajudiciais, tal qual um árbitro mesmo; âmbito estatal, estudando contas do Estado; e a perícia voluntária, que visa realizar análises corriqueiras do status da marca e de suas contas. Um exemplo de aplicação desse tipo de perícia é em discussões internas, com sócios ou parceiros, onde suspeitas de ilícitos fiscais sejam levantadas e precisam de explicações.

A solicitação da perícia extrajudicial voluntária, por exemplo, costuma ocorrer até como uma prevenção, evitando que crimes de evasão fiscal sejam cometidos. Assim, por meio do relatório resultante, é possível endereçar os problemas encontrados com a perícia e resolver tudo de forma célere, evitando problemas administrativos.

Em geral, aquilo que melhor diferencia a perícia judicial x extrajudicial é o instrumento usado para sua solicitação. Se ela vem do meio judicial, com o objetivo de resolver questões no ambiente jurídico, a Perícia Judicial é a resposta. Do contrário, a Extrajudicial seria recomendável. Vale lembrar ainda que a Perícia Extrajudicial, desde que conduzida por especialistas capacitados, pode ter peso jurídico em diversos contextos.

Converse com a Asscont e entenda melhor da Perícia Judicial x Extrajudicial

Caso tenha interesse em saber mais sobre a função da Perícia Judicial e da Perícia Extrajudicial, e como elas podem auxiliar na rotina de seu negócio, converse com especialistas Asscont, comunique o momento de sua empresa e qual questão está sendo enfrentada e tenha o auxílio de pessoas especialistas ao seu lado.

Não esqueça de conferir também o blog da marca. Lá, você confere textos semelhantes a este, cheios de informações e que mostram um pouco mais da expertise da equipe Asscont.

Endereços

São Paulo
Rua Boa Vista, 254, 11º Andar, Conjunto 1101 - Centro

Barueri
Av. Marcos Penteado de Ulhoa Rodrigues, 1119, 17º Andar, Conjunto 1711 - Tamboré

Redes Sociais