Profissionais que atuam no campo jurídico podem ser de duas principais áreas: legal e paralegal. Semelhantes, mas diferenciados por algumas responsabilidades exclusivas, profissionais desses recortes acabam colaborando em muitas situações para oferecer serviços completos às pessoas que os contratam.
Por isso, no presente artigo Asscont você compreende melhor como diferenciar legal e paralegal, a fim de entender também a quais profissionais recorrer a depender da situação em que sua empresa se encontra. Assim, você saberá qual profissional procurar.
Diferenças entre Legal e Paralegal
Diferenciar profissional legal e paralegal é relativamente simples, confira:
Profissional Legal
Um profissional legal é aquele que possui ensino superior na área. Ou seja, uma pessoa formada em Direito, que passou no exame da Ordem dos Advogados e que, portanto, é licenciado para praticar a advocacia em território nacional. Profissionais legais podem ser exemplificados por Advogados, estes que têm a autoridade de representar clientes em tribunais, redigir documentos com valor legal e oferecer aconselhamento jurídico. Outro exemplo são os procuradores e os promotores, que atuam como advogados, mas que representam os interesses do Estado;
Profissional Paralegal
Quando se diz respeito a profissionais paralegais, fala-se dos especialistas que auxiliam profissionais legais, oferecendo apoio. Aqui, o diploma costuma ser em Paralegalismo, experiência equivalente, ou mesmo formação em Direito, sem aprovação na Ordem dos Advogados. As funções vão desde a pesquisa legal, a redação de documentos, organização de arquivos, tarefas administrativas, suporte, e auxilio ou resoluções de questões extrajudiciais.
Como diferenciar?
Desse modo, a principal forma de distinguir legal e paralegal é na capacidade de representar clientes legalmente. Essa autoridade é reservada a profissionais legais, cabendo aos paralegais o poder de auxiliar, mediar e prestar apoio.
No Brasil, a atividade Paralegal ainda é pouco discutida, tendo a OAB emitido pareceres vagos a respeito da atuação de bacharéis sem carteira da OAB atuando nesse cargo. Em geral, paralegais são profissionais capazes de resolver diversas questões simples que não exigem representação legal.
Conseguiu compreender melhor o que faz um profissional ser caracterizado enquanto legal e outro como paralegal? Consegue agora melhor visualizar o qual profissional é necessário para sanar as questões atuais de seu negócio?
Quer entender mais sobre o assunto? Converse com a Asscont
A depender da circunstância, profissionais Paralegais podem ser mais recomendáveis para uma dada resolução, evitando lidar com a demora judicial, resolvendo questões por meios extrajudiciais que são objetivamente menos custosos e costumam resultar em decisões mais satisfatórias para ambas as partes de maneira prática e célere.
Na Asscont você entra em contato diversos profissionais capazes de prestar serviços de cunho Legal e Paralegal. Da Perícia à Arbitragem e Assessoria Jurídica Empresarial, até mesmo questões contábeis como o Outsourcing, Consultoria Contábil, Auditoria e BPO.
Converse agora mesmo com pessoas especialistas da Asscont, comente sua situação atual e entenda melhor quais serviços seriam ideais para esse momento de sua empresa.
Não hesite em conferir também os textos previamente publicados no blog da marca.