Essa ferramenta ajuda os empreendedores, quando possível, com a redução de custos tributários.
Podendo proporcionar maior competitividade no segmento em que atuam.
Por meio de um planejamento tributário eficiente, é possível avaliar alternativas para que seu negócio consiga economizar, como por exemplo, mudar o regime tributário.
Para saber mais sobre Planejamento Tributário e quais as vantagens dessa prática, continue conosco a leitura deste post!
PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO: COMO FUNCIONA E COMO USAR DE MANEIRA EFICIENTE ESSA PRÁTICA?
Conforme dito anteriormente, o Planejamento Tributário tem como finalidade encontrar maneiras legais de reduzir a carga tributária de um empreendimento.
Ou seja, a empresa que utiliza esse artifício não descumpre nenhum procedimento legal e com base nas opções expressas em lei, consegue reduzir impostos, taxas e tributos.
Com base nisso, listamos a seguir algumas dicas para que você ficar atento e procurar ajuda especializada para utilizá-la de maneira eficiente:
- Comece por escolher o melhor regime tributário para o seu negócio, procurando um contador ou escritório que não tenha restrições em trabalhar dentro de qualquer regime tributário. Existem profissionais que não estão preparados para, por exemplo, utilizar o regime de Lucro Real, então, para sua conveniência, acaba levando o seu cliente a escolher o regime tributário que lhe dê o menor trabalho e não o mais eficiente. Fique atento a isto.
- Pagar os impostos em dia evita que sua empresa sofra com multas e juros;
- Os bons profissionais contábeis, utilizam-se de ferramentas tecnológicas para auxiliar na realização de um bom planejamento tributário.
Isso porque, conseguem fazer o registro, bem como organizar e controlar com maior eficiência todos os dados e transações financeiras da sua empresa, além de poder prever, com eficiência, os seus desdobramentos.
Conheça as vantagens do Planejamento Tributário
Certamente, a redução da carga tributária é a principal vantagem proporcionada pelo Planejamento Tributário.
No entanto, existem outros benefícios agregados a essa prática, tais como:
- Aumento da competitividade;
- Aumentar a margem de lucro;
- Destaque no mercado frente aos seus concorrentes;
- Economia que pode ser alocada em outros pontos focais da empresa.
Quais os tipos possíveis de Planejamento Tributário?
O Planejamento Tributário pode ser praticado de varias maneiras, porém, no que se refere à lei, duas se destacam:
- Associada à própria lei;
- Decorrente das brechas e lacunas da lei.
No primeiro caso, as alternativas adotadas para a redução de tributos, estão previstas em lei.
Um exemplo disso são os incentivos fiscais em que a lei, por si só, garante benefícios, como os estímulos à Inovação Tecnológica, previstos na Lei 11.196/2005.
Já no caso em que a empresa se aproveita das brechas e lacunas da lei, é preciso fazer uma boa interpretação, para que nenhuma decisão seja tomada de forma equivocada. Procure sempre a ajuda de um especialista.
Mais uma vez é preciso destacar a importância da consultoria de uma empresa de contabilidade, que possui o conhecimento necessário para auxiliar na escolha mais assertiva.
Conclusão
Como você pode notar, o Planejamento Tributário é uma estratégia muito útil que deve ser utilizada por empresas que desejam estar em dia com o fisco, mesmo que esteja visando a redução da carga tributária..
Desse modo, seu empreendimento conquista melhores condições para tornar-se mais competitivo em um mercado tão vasto.
Todavia, para que isso seja possível, é fundamental elaborar um planejamento tributário eficiente.
Não há dúvidas que, para isso, a melhor opção é contar com o apoio de uma empresa de consultoria que disponibilize para você profissionais qualificados para te ajudar nesse processo.
Entre em contato conosco!