Se preparar para o EFD-Reinf exige algumas etapas específicas, a fim de garantir a completa conformidade com as exigências estabelecidas pela Receita Federal do Brasil.
Com o objetivo de explicar essas exigências e deixá-las mais fáceis de compreender, o presente artigo Asscont debate os detalhes da preparação de uma empresa que precisa entregar o EFD-Reinf 2024. Caso tenha dúvidas, converse com nossos especialistas e entenda mais detalhes sobre este tema.
Como preparar uma empresa para o EFD-Reinf?
Empresas e pessoas que pagaram ou creditaram rendimentos sobre os quais houve retenção do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (IRRF), por si ou como representantes de terceiros, precisam entregar o EFD-Reinf.
Sendo um dos módulos do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), o EFD-Reinf é utilizado para complementar informações prestadas pelo e-Social, unificando obrigações acessórias obrigatórias, centralizando dados e possibilitando a checagem de informações de forma mais eficiente.
Porém, a grande diferença da referida obrigação, é que desde setembro de 2023, o EFD-Reinf passou a ser responsável pela apuração do IRRF sobre serviços tomados, contribuições sociais retidas na fonte, assim como IRRF sobre aluguéis pagos a pessoas físicas. Por conta disso, a DIRF (Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte), será dispensada a respeito de fatos ocorridos a partir de janeiro de 2025, estes que seriam declarados em 2026.
Etapas preparatórias do EFD-Reinf
Agora, sabendo quem precisa realizar a declaração do EFD-Reinf, é preciso entender as etapas preparatórias. A entrega é parte da rotina contábil, e devido à sua complexidade, recomenda-se a contratação de especialistas com experiência na área, a fim de garantir a declaração correta dos dados. Abaixo, veja alguns pontos importantes.
- Organização de documentos fiscais e serviços tomados: O primeiro passo a tomar para a declaração é esse, quer seja na contratação de autônomos ou outras empresas. Além disso, é necessário também sondar outros possíveis fatores que geram a obrigação, como os aluguéis pagos a pessoas físicas. Para mais informações, visite o site oficial.
- Análise de retenções obrigatórias: Uma vez que todos os documentos estejam reunidos, é momento de analisar as retenções obrigatórias a cada caso e realizar a transmissão da declaração, bem como a geração de guias de pagamento, caso estas sejam necessárias.
Além disso, a atenção aos prazos é indispensável. Caso esteja conduzindo o processo sem direcionamento especializado, é importante incluir prazos internos em sua organização, garantindo que os documentos fiscais serão reunidos, documentados e analisados a tempo para a submissão final.
Antes de realizar o envio, revise todos os dados a fim de garantir a precisão e integridade das informações. Para anos futuros, procure antecipar os requisitos do EFD-Reinf e documente as notas fiscais conforme realizar as contratações que exigem declaração.
Garanta a perfeição de sua declaração com a assessoria Asscont
Ao contratar uma assessoria especializada na declaração contábil, você garante que sua marca está preparada de forma eficaz para a entrega da EFD-Reinf. Assim, comprometa-se com a conformidade perante as obrigações fiscais estabelecidas pela legislação brasileira e evite problemas com o Fisco. Para tirar dúvidas a respeito dos serviços prestados por nossos especialistas, entre em contato com a Asscont.
Confira também o blog da Asscont, e encontre artigos semelhantes a este.