O QUE É PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO PREVENTIVO?
Você já se perguntou o que é um planejamento tributário preventivo? Talvez o grupo ligado à gestão de empresas esteja mais familiarizado com este termo.
No entanto, ainda há uma grande parcela do empresariado brasileiro que desconhece ou não faz uso de planejamento tributário na organização de seu negócio.
Como consequência, ainda há uma alta incidência de mortalidade precoce de empresas no Brasil, como aponta um estudo do SEBRAE.
O planejamento tributário preventivo é, então, uma das maneiras de controlar questões relativas aos tributos de um negócio, antes mesmo que estas sejam postas em prática.
Ou seja, o planejamento surge em etapas anteriores ao início de determinadas atividades e será revisitado de maneira constante.
A utilização de cada uma delas nas diferentes etapas do processo de organização de tributos da empresa é essencial para que se obtenha a melhor organização e projeção possível.
Quer saber mais sobre este assunto? Continue lendo o conteúdo da Asscont.
PARA QUE SERVE?
Entre as diferentes utilizações do planejamento tributário preventivo, uma das mais importantes é a análise de Regime Tributário do empreendimento.
Esta averiguação deve ocorrer tanto antes da abertura de uma empresa, quanto nos anos que se seguirem, uma vez que o negócio deve estar enquadrado no regime de tributação mais adequado a sua receita.
Isto evita que um estabelecimento pague mais impostos do que deveria, o que gera economia com pagamentos ao longo do tempo.
Também é através do enquadramento tributário adequado que uma empresa diminui a incidência de multas e inoperância pelo pagamento inferior devido em tributos.
O documento pode ser revisitado sempre que mudanças sejam necessárias.
Quem pode fazer o planejamento tributário do meu negócio?
O planejamento tributário preventivo é recomendado para todos os tipos de empreendimento, desde os MEI até as empresas de grande porte.
O empreendedor pode executar este serviço, tanto quanto um profissional da área.
Quando se opta pela segunda alternativa, é possível contratar os serviços de profissionais que atuam de maneira autônoma, com registro e habilitação adequadas.
Também existe a possibilidade de contratar uma equipe de profissionais que fazem parte de uma empresa que fornece esse tipo de serviço de maneira terceirizada.
Cabe à empresa escolher a opção que melhor se enquadra no porte e ramo de atividades exercidas.
Uma coisa é certa: o planejamento tributário preventivo é indispensável para quem deseja economizar em tributos e prospectar um negócio.
Quer saber mais sobre? Visite o site da Asscont.