Como fazer a gestão de custos do meu negócio?

Como fazer a gestão de custos do meu negócio?

Uma boa gestão de custos não afeta somente o setor financeiro, mas todas as áreas da sua empresa. A partir de uma boa gestão é possível canalizar o dinheiro da empresa para os departamentos que demandam por maior investimento.

Neste artigo, vamos entender o que é gestão de custos e como implementá-la na sua empresa com sucesso!

O QUE É GESTÃO DE CUSTOS?

A gestão de custos envolve o acompanhamento de custos fixos e variáveis, na busca pelo aumento da margem de lucro em um negócio. Ela começa com o estudo da precificação dos seus produtos ou serviços e cortes de gastos desnecessários, de modo a ampliar a competitividade da empresa no mercado.

CUSTOS FIXOS E VARIÁVEIS, DIRETOS E INDIRETOS

Os custos de um negócio envolvem todos os gastos referentes à produção de seus produtos ou prestação de serviços oferecidos. Para melhor entendê-los, a contabilidade divide os custos em 4 categorias.

Custos fixos: O custo fixo é aquele que independe do volume de produção ou prestação de serviços. Como exemplo temos os desembolsos com aluguéis, máquinas, equipamentos, salários da equipe de produção, entre outros.

Custos variáveis: O custo variável é o custo subordinado a variáveis que sofrem constantes alterações no processo de produção. Eles são representados pelos custos com matéria prima, insumos, logística, mão de obra extra, etc.

Custos diretos: O custo direto é aquele que pode ser mensurado com facilidade sem necessidade de rateio, por isso ele tem relação direta com o produto final e seus exemplos mais comuns são matéria prima e mão de obra diretamente usada na produção ou prestação de serviço.

Custos indiretos: Em contraposição aos custos diretos, aos custos indiretos é difícil atribuir um valor por unidade de produto ou serviço. Eles são representados pelo custo com energia elétrica, aluguel do galpão de produção, mão de obra da administração, entre outros.

Como a gestão de custos funciona? 

As principais funções da gestão de custos em uma empresa são:

– custo por serviços

– precificação

– redução de custos

Esses 3 são os pilares do gerenciamento financeiro que o seu negócio precisa. O custo por serviço corresponde a administração e controle dos custos do negócio. Isso envolve a contabilização e análise de todos os custos fixos e variáveis, investimentos, aluguéis, salários, máquinas e equipamentos, entre outros. 

A precificação de um serviço é feita com base no custo por serviço. Neste ponto, o objetivo é mensurar custos, realizar economias e cortes que levem a manutenção de uma boa margem de lucro.

Assim, a redução de custos deve ser feita apenas quando estes prejudicam o lucro do negócio.  Ela considera tudo que não é fundamental para o negócio e deve ser estudada minuciosamente, a fim de que o gestor possa encontrar os pontos que afetam a saúde financeira da empresa e corrigi-los.

As vantagens da gestão de custos

Uma boa gestão de custos leva a melhor organização do orçamento da empresa, impulsionando a sua continuidade e crescimento. As 3 maiores vantagens da implementação de uma boa gestão financeira são:

Aumento da previsibilidade

Um orçamento bem organizado e monitorado favorece de forma significativa a previsibilidade dos custos e receitas da sua empresa. Isso favorece a identificação de problemas, a  redução de riscos inerentes ao negócio e abre caminhos para o seu sucesso.

Produtividade otimizada

O alinhamento de gastos e cortes adequados colaboram significativamente  com o aumento da produtividade e lucro da empresa. Por meio de uma gestão estratégica de custos, sua empresa pode fazer os melhores investimentos em automação de processos, tecnologia e equipamentos e alavancar o negócio.

Benefícios da tecnologia 

O uso de sistemas de gestão empresarial informatizados vieram para facilitar e agilizar imensamente a gestão de custos em qualquer organização.

Essa é a inovação que permite ao gestor registrar todos os custos, obter relatórios de movimentações financeiras detalhados e tomar as melhores decisões.

Asscont tem profissionais que podem te ajudar nisso e trabalham para que a sua gestão de custos seja cada vez mais assertiva.

Entre em contato conosco!


Gostou deste artigo? Veja também este artigo do Sebrae Gestão de custos: como ter um bom controle financeiro

Endereços

São Paulo
Rua Boa Vista, 254, 11º Andar, Conjunto 1101 - Centro

Barueri
Av. Marcos Penteado de Ulhoa Rodrigues, 1119, 17º Andar, Conjunto 1711 - Tamboré

Redes Sociais

Nós usamos cookies

Usamos cookies em nosso site. Alguns deles são essenciais para o funcionamento do site, enquanto outros nos ajudam a melhorar o site e também a experiência do usuário (cookies de rastreamento). Você pode decidir por si mesmo se deseja permitir o uso de cookies. Lembre-se de que se você recusá-los, poderá não conseguir usar todas as funcionalidades do site.