Certamente, um serviço contábil de qualidade gera um grande impacto em todos os setores de uma empresa. No entanto, no caso da reestruturação societária é mais essencial ainda, pois são mudanças na composição do quadro societário e tipo de empresa.
Pensando nisso, a Asscont elaborou esse artigo com o intuito de esclarecer como a contabilidade é fundamental para a assertividade da reestruturação societária.
QUAL É O OBJETIVO DA REESTRUTURAÇÃO SOCIETÁRIA?
De uma maneira simples, um serviço contábil de qualidade é essencial para uma reestruturação societária conforme as exigências legais. Pois, trata-se de um processo legal para alterar a composição do quadro societário ou o tipo empresarial de negócio.
Devido às implicações de uma reorganização na empresa, esta deve ser fiscalizada pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). De fato, é uma autarquia federal, ligada ao Ministério da Justiça, com atribuições definidas na Lei n. 12.259/2011.
O papel do Cade é garantir a livre concorrência de mercado com a fiscalização de processos de reestruturação societária, que podem ser de cisão, fusão, aquisição, incorporação e transformação de empresas.
As finalidades da reestruturação societária atendem a diferentes objetivos, tais como:
- Preservar os direitos dos sócios, admitir novos sócios e acionistas;
- Assegurar a competitividade do negócio;
- Aumentar as oportunidades de expansão do negócio;
- Diversificar os negócios para aumentar a fatia de mercado;
- Apostar em atualização tecnológica e modernização de processos.
COMO O SERVIÇO CONTÁBIL DE QUALIDADE AJUDA NA REESTRUTURAÇÃO SOCIETÁRIA?
Saiba que o serviço contábil de qualidade tem um papel fundamental para realizar um processo de reestruturação societária. Pois, é necessário desenvolver estudos específicos para avaliar as mudanças a serem implementadas, além de uma análise de risco eficiente.
O que implica que os serviços contábeis devem atuar de forma estratégica para fornecer os registros dos dados financeiros, além de analisar os impactos das mudanças para o negócio. Isso porque uma reorganização da empresa afeta todas as áreas.
De modo que o planejamento tributário, a gestão financeira e os controles financeiros serão impactados, carecendo uma análise minuciosa das vantagens e desvantagens. Sendo que todo esse processo de estudo deve ter por base as demonstrações contábeis da empresa.
Com isso, é possível elaborar um planejamento estratégico, com definição de metas e objetivos a partir de um balanço patrimonial real da situação da empresa. Principalmente, se for uma reestruturação societária para alterar o quadro de sócios.
Por exemplo, adotar o tipo de empresa de Sociedade Anônima (SA), com capital aberto e as ações negociadas na bolsa de valores. Tal mudança permite uma maior captação de recursos financeiros, além de ter os acionistas como os sócios da empresa.
Portanto, é fácil entender como o serviço contábil de qualidade é um diferencial para uma reestruturação societária assertiva. Além de ser uma ferramenta para gerar competitividade e aumentar a rentabilidade do negócio. Se quiser mais informações a respeito deste tema, acesse o site da Asscont e leia os diversos artigos elaborados para esclarecer as suas dúvidas.