A importância da contabilidade para as empresas e todas as demais organizações

A evolução do homem, depois da fase do caçador coletor, com a criação de tribos e maior aglomeração humana, permitiu o início das trocas de bens e serviços. No início,

há 2 meses

A evolução do homem, depois da fase do caçador coletor, com a criação de tribos e maior aglomeração humana, permitiu o início das trocas de bens e serviços. No início, os controles eram simples registros ou relatórios sobre o fato, mas com a evolução das organizações humanas e a criação das cidades, as cobranças de impostos, na Babilônia já se faziam com escritas, embora rudimentares.

Um escriba egípcio contabilizou os negócios efetuados pelo governo de seu país no ano 2000 a.C.. Desde então, a contabilidade foi crescendo em consequência das necessidades geradas com o surgimento do capitalismo nos séculos XII e XIII e já no final do século XIII apareceu a conta “capital”.

A contabilidade tem sido reconhecida como um tipo de linguagem (HENDRIKSEN; BREDA, 1999). As dimensões atuais da contabilidade, como uma forma eficaz de avaliação de desempenho econômico e financeiro de empresas e suas administrações, além de, inegavelmente, ser insumo essencial para a tomada de decisões econômico-financeiras. Nesse sentido, a figura da contabilidade e do contador nas organizações é fundamental.

Sem uma contabilidade realizada com todo cuidado e produzindo relatórios que trazem informações necessárias, a tomada de decisões para seus administradores, sócios, acionistas, governos e toda a sociedade não seria possível manter o controle patrimonial e saber para onde está se encaminhando os negócios e seus resultados.

Com a complexidade de nossos dias, o surgimento de novos negócios e conceitos de negócio, a contabilidade vem também se desenvolvendo para dar respostas a toda à complexidade de nossos tempos.

Engana-se quem atribui a contabilidade a simples tarefa de cumprir exigências fiscais. Ela é o grande catalisador de informações econômico-financeiras, de forma padronizada e confiável, que vão refletir o atual estágio e evolução dos negócios.

Para saber mais sobre o desempenho dos negócios procure dar ouvido ao contador, principalmente quando o assunto for os números da empresa e seu desempenho.

Antonio Carlos Lopes, sócio diretor da Asscont

Asscont

Publicado há 2 meses